Dramaturgia Fotográfica

Fotografia? Isso aí. Antes de começar, atenção. Já sou um senhor respeitável e pai de família. Tenho idade e vida sexual ativa. Mas eu quero mais… E é pra isso que serve internet. E convenhamos, tem coisa mais primitivamente artística do que a sacanagem? Pensem rápido, amigos e amigas, onde vocês se imaginam ao observar essa foto da modelo Larissa Guitarrara ao lado?

De uns tempos pra cá tenho me entusiasmado com as fotos que um velho conterrâneo de Nikiti tem postado no Facebook (Orkut morreu e Twitter é Twosco). O Alexandre Grand é fotógrafo, designer e produz ensaios que batizou de DRAMATURGIA FOTOGRÁFICA. Imagens profanas, eróticas e tesudas até a o último cabelinho da espinha. Nada vulgar e extremamente fílmico. O Adamastor, por exemplo, vai reclamar do excesso de roupa e adereços. Conheço a peça. Mas eu achei um tesão!

Além de tesudas, as fotos parecem cenas filmadas. O cinema dita o trabalho de Alexandre, também influenciado pela literatura, teatro e música. Clica atores e modelos que seguem um pré-roteiro de dramatização. Monta as cenas em locações internas ou externas, dirigindo-as como num filme e, assim, clicando a sua Dramaturgia Fotográfica.

O foco é a cena e não o modelo. A preocupação é passar uma sensação. Diz Alexandre

Bia Moraes, Renata Cunha e Daniel Renda

O resultado não deixa dúvidas da qualidade técnica das imagens. Produções caprichadas, com belos cenários e figurinos. Perfeita utilização das luzes, seja no P&B nouvellevagueano (veja as fotos da linda magrinha Renata Cunha), como nas impressionantes cores captadas nessa foto vamp-vegetariana lá embaixo. Tudo num clima meio rock´n roll. Aliás, me amarro nessa versão de Tainted Love pelo Manson que tá no videozinho. Capricho, bom gosto e, last but not least, mulheres gostosas!

Renata Cunha

Corpos deliciosos timidamente nus, mas despudoradamente agressivos. O que é raro, já que sexo agressivo e mau gosto andam lado a lado. Ao contrário do que poderia ser, os cliques conseguem dosar selvageria e sensualidade de uma forma quase lírica. Não mostra muito, mais é praticamente explícito na sugestão. Como na imediata visão de mim mesmo atrás da Guitarrara naquela foto lá de cima. A grande maioria das fotos choca e logo depois dá um puta tesão. Modelos udigrudianas de engolir a seco. Magrinhas ou gorduchinhas, porém nunca turbinadas. Mulheres de carne e osso. Como diria o Adamastor, mulheres poderosas. Senhoras absolutas do seu poder de serem devassas.

O público daqui não precisa de contra indicações para ver as outras fotos do Alexandre. Estão todos grandinhos e acostumados a coisas muito piores e sujas já indicadas por mim e pelo Adamastor. O fato é que achei relevante sugerir algo tesudo aos meus queridos leitores. Mas, ao que parece, as fotos de Alexandre Grand incomodam. Eventualmente tem fotos banidas da mídia e no Flickr, recentemente, foi censurado via e-mail da presidência. Alexandre acha divertido e se orgulha ao perceber que isto é sinal de que alguém se incomodou com o seu trabalho. Enfim, se quiserem mais, cliquem em http://www.popdrop.com.br.

Helen MirandaEddy Dread e Ana LelisRenata Cunha

Comments (6)

  1. Meu caro: em poucas palavras, descubra o Tumblr. E cuidado pra não viciar.

    Monday, August 17, 2009 at 8:01 pm #
  2. Andre Blak wrote::

    Patrão Adama, se o próprio Grand foi censurado no Flickr, acho que eu teria problemas semelhantes no Tumblr. Entendo sua preocupação com excesso de figurinhas, mas, convenhamos, essa Larissa Guitarrara é ou não é um quindim?

    Tuesday, August 18, 2009 at 9:13 am #
  3. Acho que você não me entendeu… eu disse pra você navegar pelo tumblr, se quiser, depois te indico uns bons. De gente que não tem problemas com censura.

    E sim, ela é um biscoitinho…

    Tuesday, August 18, 2009 at 8:59 pm #
  4. Andre Blak wrote::

    ATENÇÃO
    A tal foto da Larissa Guitarrara teve que ser removida daqui. A procura pelo nome dessa linda modelo no google colocava o nosso udigrudi na primeira opção de busca. Bom, porque é sinal de que o nosso humilde blog está bombando. Ruim, porque estava atrapalhando o portfolio da jovem e bela donzela na busca de novos trabalhos. Esperamos ser úteis em tudo o que ela precisar. Amém, Larissa!

    Friday, November 27, 2009 at 3:59 pm #
  5. Larissa Guitarrara wrote::

    Olá Andre, é um enorme prazer ter aqui informações sobre meu trabalho, e sim o blog está bombando, ele é ótimo!
    Infelizmente por motivos de outros trabalhos, estou tendo problemas com a foto de nu no google, e mesmo removida ainda está aparecendo, gostaria que pudesse ver o que houve, pois ainda está lá, se puder ver isso pra mim agradeço. Espero estar por aqui com outros trabalhos, o meu unico problema sao com as fotos de nu sem filtro no google, pois acaba me prejudicando em outras ações. Obrigada

    Wednesday, December 2, 2009 at 7:28 am #
  6. Andre Blak wrote::

    Larissa,
    Ter a musa em pessoa se manifestando é de deixar qualquer blogueiro nerd vendo estrelhinhas… Brincadeiras à parte, infelizmente não podemos fazer nada sobre a foto no google. O sistema de mapeamento deles pode demorar um pouco para ser atualizado. Mais cedo ou mais tarde desaparece de lá. E, aproveitando o seu contato, peço desculpas pela dor de cabeça que involuntáriamente acabei causando.

    Wednesday, December 2, 2009 at 11:27 am #